É recomendável fazer rodízio de pneus?

Rodízio de pneus é um procedimento em que esses componentes são trocados de posição no veículo. O principal benefício desse tipo de manutenção preventiva é a redução de desgaste irregular dos pneus, o que pode influenciar na segurança, dirigibilidade e vida útil deles. 

Devido aos desgastes irregulares dos pneus dianteiros e traseiros de um veículo, uma das ações de manutenção bastante recomendada é o rodízio de pneus. O ato consiste, basicamente, na troca de posições entre eles e traz diversas vantagens, como veremos ao longo do artigo.

Esse tipo de procedimento contribui para a segurança na hora da rodagem e também para uma vida útil mais longa dos pneus. 

Apesar de parecer algo simples, é importante buscar profissionais recomendados, já que existem vários tipos de rodízios que consideram características importantes dos pneus e do carro. 

Saiba mais sobre o assunto, entenda por que é recomendável fazer as trocas de posições dos pneus no seu veículo e aprenda de forma prática e rápida como fazer rodízio de pneus. Aproveite o conteúdo e tenha uma boa leitura!

O que é rodízio de pneus?

O rodízio de pneus é um tipo de manutenção preventiva realizada nos veículos. Basicamente, é feita a troca de posições dos pneus dianteiros e traseiros. Os dois da frente vão para trás e vice-versa. Mas, nem sempre essa troca é feita da mesma maneira. 

É importante mencionar que há vários tipos de rodízio e cada um deles é indicado para situações específicas, levando em consideração o tipo de desgaste dos pneus, tração do veículo, se é dianteira ou traseira e até o tipo de estrada que o motorista costuma trafegar. Saiba mais sobre esses tipos e quando utilizar cada um!

Veja também: Índice de carga e velocidade do pneu: o que significa, como interpretar e como escolher?

1. Cruzamento dianteiro

Esse tipo de rodízio é indicado para carros que possuem tração traseira e os desgastes nos pneus dianteiros são mais densos. Com isso, os pneus que estão atrás do veículo vão para frente. Porém, invertem-se os lados. 

Sendo assim, o traseiro direito ocupa o dianteiro esquerdo e o traseiro esquerdo assume o lugar do dianteiro direito. Já os pneus dianteiros vão para trás mantendo a posição original.

2. Rodízio cruzado

Esse tipo de rodízio é chamado de cruzado, justamente, porque na troca de posições dos pneus é feito um cruzamento em X. 

Com isso, os de trás vão para frente cruzadamente. Esse rodízio é indicado para veículos com tração traseira e dianteira. 

Além disso, ele é compatível com pneus simétricos e assimétricos. Os pneus simétricos possuem o mesmo padrão nos lados esquerdo e direito. 

Assim, eles não têm direção de montagem e podem rodar em diferentes direções, sendo montados à esquerda ou à direita. Já os assimétricos, precisam ser montados e rodar sempre na mesma direção.

3. Rodízio direcional

O rodízio direcional é indicado para os pneus de perfil direcional e assimétrico. Nesses casos, eles só podem ser usados ​​em uma direção de deslocamento. 

Esses tipos de pneus têm uma seta direcionada para fora ou até mesmo escrito “outside”. Por isso, devem ser mantidos sempre nessa posição. Ao fazer os rodízios desses pneus eles podem apenas mudar as posições dianteiras e traseiras, permanecendo dos mesmos lados.

4. Rodízio em carros 4×4

Para os veículos que possuem tração nas quatro rodas, o indicado é sempre fazer o rodízio cruzado em X. 

Isso porque, na teoria, o desgaste dos pneus acontece de maneira igual nos quatro pneus, devido à presença de tração em todas as rodas. 

5. Rodízio para pneus de medidas diferentes

Em casos que os veículos utilizam medidas de pneus diferentes, a recomendação é que o rodízio seja feito apenas por eixo. 

Isso significa que os pneus dianteiros devem apenas trocar de lados e os traseiros também. Ou seja, não podem trocar de posição de frente para trás e vice-versa. 

Para saber qual tipo fazer, cheque as informações nos manuais de usuários do veículo e dos pneus e ainda conte com um especialista para auxiliá-lo. 

Um aspecto importante também é que quando se trata de fazer rodízio, o motorista também deve sempre incluir o pneu de estepe para não haver assimetria nos desgastes dos pneus e desequilíbrio na hora de rodar com o veículo. 

É melhor colocar os pneus novos na frente ou atrás?

Quando o motorista comprar dois pneus novos, eles devem ser instalados sempre no eixo traseiro. Ele é responsável pela estabilidade do automóvel, evitando que o carro perca aderência em uma freada brusca ou em uma curva, por exemplo. Com isso, o rodízio de pneus deve considerar trocar os lados na frente com os pneus que irão permanecer no carro. 

Quando fazer o rodízio de pneus?

O consenso entre especialistas e montadoras é que a frequência do rodízio seja feita baseada na quantidade de quilômetros rodados, em cerca de 10 mil quilômetros. 

Esse número sempre assegura uma manutenção preventiva dos pneus. Porém, em alguns casos o procedimento pode ser indicado antes de atingir esse índice limite.  

Por isso, é importante sempre estar atento ao desgaste dos seus pneus e fazer uma revisão periódica, já que muitas vezes não é possível ver danos importantes. O desgaste excessivo dos pneus pode afetar a aderência, a dirigibilidade e a eficiência do combustível. Veja algumas maneiras de identificar desgastes nos pneus:

Verifique a profundidade da banda de rodagem

A profundidade mínima legal da banda de rodagem varia conforme a região, mas geralmente é de 1,6 milímetros. 

No entanto, é recomendável substituir os pneus antes que a profundidade atinja esse limite. Nesses casos, o rodízio aliado com calibração constante, alinhamento regular e balanceamento frequente ajudam a prevenir o problema. 

Inspecione os sulcos da banda de rodagem

Verifique se há desgaste desigual na banda de rodagem. Se a profundidade dos sulcos variar significativamente entre os pneus ou mesmo no mesmo pneu, isso pode indicar problemas de alinhamento ou problemas mecânicos.

Procure também verificar se há cortes, rachaduras ou objetos presos nos sulcos. Esses danos podem comprometer a integridade do pneu.

Observe o desgaste irregular

O desgaste irregular dos pneus pode ser um indicativo de problemas de alinhamento, suspensão ou pressão inadequada dos pneus. 

Se notar desgaste excessivo em uma parte específica do pneu, é importante procurar um profissional especialista. Só ele poderá avaliar se o rodízio será suficiente ou precisará ter uma substituição. 

Verifique a parede lateral

Examine a parede lateral dos pneus em busca de cortes, bolhas ou protuberâncias. Esses sinais podem indicar danos estruturais e a necessidade de substituição imediata.

Como fazer o rodízio de pneus?

O rodízio de pneus nunca deve ser feito em casa. É preciso ser realizado em locais especializados, com todos os equipamentos necessários para ser efetuado de forma segura e eficiente e não causar problemas futuros. 

Por exemplo, apesar de o macaco hidráulico, ferramenta que todos os motoristas devem ter obrigatoriamente, conseguir levantar o veículo, o mais indicado é que o procedimento de troca de posição dos pneus seja conduzido em plataformas que levantam o veículo por igual. 

Com isso, há mais segurança e facilidade na hora da montagem e desmontagem das rodas e não há nenhum risco do veículo cair ou descer.

Além disso, é preciso ser medida a pressão dos pneus ao serem retirados e colocados e normalmente, motoristas não possuem o equipamento para essa finalidade em casa. 

Fora isso, em todos os tipos de rodízios é necessário que o veículo passe por alinhamento e balanceamento, já que ao montar e desmontar as rodas podem gerar desregulagens nos eixos. 

Por isso, esse é mais um motivo para os rodízios serem realizados somente por profissionais e locais especializados. 

Veja também: Descubra por que o pneu Firestone é bom para o seu carro

Vantagens do rodízio de pneus

Como já mencionado, o rodízio de pneus é uma manutenção preventiva importante que garante e prolonga a boa qualidade dos pneus. 

Isso impacta diretamente na segurança da rodagem do carro, fazendo com que não haja desgastes irregulares significativos nesses componentes, tão importantes para a estabilidade na hora que o veículo está rodando. 

Pneus desgastados irregularmente podem causar tensões adicionais nos componentes da suspensão. 

Esse tipo de problema pode causar ineficiência na hora de rodar, fazendo com que haja mais gasto de combustível e desconforto na própria direção, na qual os motoristas sentem, por exemplo, vibrações ou o carro “puxar” para um lado. 

Por isso, o ideal é sempre manter as manutenções em dia, incluindo o rodízio de pneus que podem trazer diversas vantagens. Afinal, como diz o ditado popular, o importante é sempre prevenir do que remediar, não é mesmo?

Conte com a Drive Pneus

Mas caso seu pneu já tenha chegado ao fim da vida útil, não deixe de checar as centenas de opções disponíveis na Drive Pneus

De maneira facilitada, pelo nosso site, você pode consultar os modelos e tamanhos ideais para seus veículos. Se ficou em dúvida, não deixe de consultar a nossa equipe!

Assine nossa newsletter
e receba promoções!

Somos um e-commerce ofertando os melhores pneus do mercado. Trabalhamos com diversas marcas, preços competitivos e justos. Possuímos amplo estoque de produtos, com entrega rápida e segura. Você estará comprando pela internet de uma grande empresa que está consolidada no mercado há muitos anos. A Drive Pneus possui know-how no segmento de pneus importados e nacionais, comercializa produtos de alta qualidade e adaptados ao mercado brasileiro.

Institucional

Atendimento

Copyright © 2023 Blog Drive Pneus | Powered by Drive Pneus