Medidas do pneu: como ler e como saber qual é a ideal para o meu carro?

Conhecer as medidas do pneu é importante na hora de realizar a troca do item no carro. Este dado pode ser consultado no próprio pneu, mas como há várias informações impressas na lateral, é preciso saber o que cada número significa. Entenda abaixo!

Certamente, você já deve ter notado que o pneu tem várias escritas em sua lateral externa, a qual é chamada também de costado. Dentre números e letras, estão as medidas do pneu. A grande questão é que muitas pessoas não sabem qual das informações representa o tamanho daquele pneu e nem mesmo, qual é o adequado para o seu modelo de veículo.

Os pneus são itens de grande importância para o bom funcionamento e rodagem dos carros. São eles os responsáveis por, literalmente, os fazer girarem. Além disso, esses itens refletem diretamente na estabilidade de um veículo e sua capacidade de frenagem.

Assim, não é necessário ser um especialista no assunto, mas é importante que você tenha conhecimento sobre os parâmetros indicados para o seu automóvel. Isso será válido tanto para casos de emergência, por exemplo, um dano repentino aos pneus do seu carro, como para escolher o produto mais adequado quando chegar a hora da troca.

Acompanhe o artigo e entenda melhor sobre as medidas de um pneu e como localizar essa informação.

Veja também: Qual o melhor pneu para carros de passeio: saiba escolher

O que são as medidas dos pneus?

As medidas são uma sequência de números e letras, sendo que cada código tem um significado. Juntos, eles indicam os parâmetros do pneu, como largura, altura, diâmetro e outros índices.

Onde encontrar as medidas dos pneus?

Como já mencionado, as medidas dos pneus podem ser encontradas na lateral externa dos próprios itens.

Há duas opções caso queira checar se elas estão alinhadas com as que o fabricante do veículo indica: no manual do veículo ou em muitos modelos, por essa informação ser bastante importante, ela pode ser encontrada na parte interna do batente da porta do motorista do automóvel. Veja um exemplo de como são dispostos os dados:

185/60 R15 88H

Essa é a parte importante para você saber as medidas de um pneu. Entenda melhor o significado de cada parte desta sequência:

Largura

A largura do pneu é o primeiro número. No nosso exemplo é o 185 e ele é dado em milímetros, unidade de medida padrão para informar este dado. A largura correta dá estabilidade para o veículo, além de influenciar no contato do pneu com a caixa da roda ou alguma parte da suspensão.

Por isso, o ideal é que a largura recomendada seja respeitada para não haver nenhum dano ao longo do tempo com essa parte do automóvel e garanta a segurança na rodagem.

Porcentagem da largura

O próximo dado da sequência, que em nosso exemplo é 60, diz a porcentagem da largura correspondente a altura do pneu. Multiplicando esse dado pela largura, você encontra a distância entre a banda de rodagem e o aro. Ficaria assim: (60/100) x 185 = 111 mm. Com isso, determina-se se o pneu tem perfil alto ou baixo.

Tipo de construção

Em seguida, percebemos na sequência exemplificada que surge uma letra, o R. Ela indica qual é o tipo de construção de um pneu. As mais comuns são os Radiais e Diagonais. Saiba mais detalhes:

  • Radial (R): esses pneus são construídos com cordonéis feitos de aço. Os cordonéis são as estruturas dos pneus que formam a cinta estabilizadora do pneu e localizam-se entre a carcaça e a banda de rodagem. Com essa parte feita de aço, o pneu costuma ser mais resistente e performa melhor em curvas e altas velocidades;
  • Diagonais (D): neste tipo de pneu, os cordonéis são feitos de nylon e correm diagonalmente ao longo da largura do pneu. Eles são menos resistentes e não são indicados para uso em altas velocidades. Mas, ao mesmo tempo, podem suportar mais peso.
Diâmetro ou aro da roda

Ao lado da letra está outro número (15), que representa o diâmetro ou também chamado de aro do pneu. A unidade de medida utilizada para esse dado é polegadas. O diâmetro da roda é a medida diagonal entre as extremidades do diâmetro interno.

Índice de carga

O índice de carga é a próxima informação da sequência, que no nosso exemplo é 88. Esse número significa a quantidade máxima de quilos que cada pneu suporta. Ela considera o peso do veículo, pessoas e bagagens ou a carga que estará nele. Esse dado é determinado e padronizado pelo fabricante do pneu.

Importante ressaltar que o número visível ali não quer dizer a quantidade de quilos suportadas e sim representa um índice.

Existe uma tabela padrão de conversão que deve sempre ser analisada junto ao fabricante. No exemplo, 88 significa que ele suporta até 560 kg.

Índice de velocidade

A letra junto ao índice de carga representa o índice de velocidade que o pneu pode suportar tendo a capacidade máxima de peso. É preciso consultar uma tabela de equivalência que também pode ser consultada junto ao fabricante. No nosso exemplo, o índice é H e informa que a velocidade máxima deve ser de 210 km/h.

É importante respeitar esses índices já que se o pneu for submetido constantemente a uma velocidade acima da indicada, pode ocorrer alguns danos como superaquecimento, desgaste excessivo e até mesmo falha estrutural.

Veja também: Pneu HT, MT, AT ou pneu LT: qual a diferença e quando escolher cada um?

Importância de entender as medidas do pneu e seu impacto na condução

Como já explicado, é importante serem respeitadas todas as medidas dos pneus, pois cada índice representa um número importante para funcionamentos específicos de cada parte mecânica dos automóveis.

A direção do veículo em si também é alterada se o pneu não estiver no seu tamanho original. O motorista pode sentir, por exemplo, o volante instável e o carro sem aderência à pista. Além de, como já mencionado, o poder de frenagem é bastante impactado com a mudança.

Por fim, seguir os parâmetros originais recomendados pelos fabricantes dos veículos também está entre as normas das resoluções do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), responsável por definir essas regulamentações. Cada modelo de veículo possui as suas próprias especificações.

Posso alterar as medidas originais do pneu do meu carro?

Muitas pessoas optam por colocar pneus de medidas diferentes daquelas recomendadas pelo fabricante do veículo, geralmente, por motivos estéticos. Porém, é preciso compreender que isso pode trazer algumas consequências ao funcionamento do carro e impactar a segurança na hora da rodagem.

O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), que regula e especifica normas desses produtos aqui no Brasil, por meio da Portaria 165 (2008), determina que haja modificações de medidas até 3% para mais ou para menos.

Na verdade, esse percentual é uma tolerância divulgada pela European Tyre and Rim Technical Organisation (ETRTO) e o instituto a segue.

Porém, isso se direciona para os veículos de passeio. Essas mudanças também devem respeitar as especificações do Código de Trânsito Brasileiro, que conforme o artigo 8º, a utilização de rodas/pneus não devem ultrapassar os limites externos dos pára-lamas o diâmetro externo do pneu substituto deve ser igual ao original.

Para caminhões, as regras são outras. O proprietário pode colocar, por exemplo, um pneu extralargo, substituindo a aplicação de rodagem dupla (eixo com quatro pneus), respeitando o peso por eixo ou conjunto (Resolução CONTRAN nº 882, de 13 de dezembro de 2021).

Mesmo seguindo as orientações é preciso analisar fatores como a utilização constante do automóvel, por exemplo. Com isso, a possibilidade de interferências no funcionamento correto dele é maior.

Qual o impacto das medidas incorretas do pneu e os riscos envolvidos nessa mudança?

Mesmo seguindo essa orientação pode haver interferências no funcionamento correto do veículo. Por exemplo, o hodômetro é programado para funcionar de acordo com uma volta completa do pneu, conforme o tamanho vindo de fábrica.

Por isso, se houver modificação no tamanho do pneu, a velocidade pode ser inferior ou superior do que a marcada no hodômetro.

Outro fator que sofrerá interferência se houver alteração na medida do pneu é o funcionamento eficaz do freio.

Se for muito maior do que o padrão do modelo do veículo, o carro se torna mais pesado e com isso exigirá mais esforço para os freios ao serem acionados. Sistema de tração e suspensão também podem ser impactados.

Da mesma forma, a estabilidade do carro pode ser afetada. Se o pneu estiver com medidas maiores, pode resultar em maior estabilidade, do contrário, o carro ficará instável.

Porém, com um pneu superior e maior esforço de todo o veículo, é importante mencionar que o consumo de combustível pode aumentar.

O ideal é manter o tamanho original de fábrica dos pneus. Mas se ainda assim, o proprietário quiser a modificação, é prudente procurar um profissional qualificado que tire todas as dúvidas sobre o assunto e oriente sobre os tamanhos ideais para o modelo do veículo e as possíveis consequências.

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