Índice de carga e velocidade do pneu: o que significa, como interpretar e como escolher?

O índice de carga do pneu é um dos fatores a ser considerado no momento de adquirir o seu. Em resumo, ele indica a carga máxima em quilogramas que ele pode suportar. Quer saber mais sobre o assunto? Confira o conteúdo abaixo!

Ao pensar nos pneus corretos para os veículos, há diversas questões a se considerar no momento da troca ou aquisição de um novo produto. O índice de carga do pneu e de velocidade, por exemplo, são alguns dos parâmetros que devem ser checados quando o proprietário for adquirir um novo. É preciso ter conhecimento sobre eles para garantir a segurança na rodagem e também para se adequar às leis.

O Código de Trânsito Brasileiro tem capítulos específicos falando sobre pneus, impondo obrigações tanto para os fabricantes, como para os motoristas.

O Artigo 230, Inciso XVIII, deixa claro que é proibido trafegar com pneus “em mau estado de conservação, comprometendo a segurança, ou reprovado na avaliação de inspeção de segurança e de emissão de poluentes e ruído, prevista no art. 104”. As penalidades são cinco pontos na CNH e ainda multa de R$195,23.

Por isso, na hora de comprar um pneu, os motoristas não devem fazer qualquer escolha e precisam sempre considerar as melhores opções. Preço não deve ser um fator determinante, já que os pneus são os responsáveis pelo ponto de contato entre o veículo e o solo.

É lógico que não é necessário ser especialista no assunto. Porém, é importante ter conhecimento sobre as necessidades de cada modelo de veículo, entendendo melhor sobre os principais parâmetros e como fazer o uso adequado deles. Responsabilidade no trânsito é algo sério e deve começar com os cuidados com o veículo.

Continue acompanhando o artigo e entenda melhor o que são os índices de carga e velocidade, que garantem uma boa rodagem com o seu automóvel. Boa leitura!

Veja também: Pneu HT, MT, AT ou pneu LT: qual a diferença e quando escolher cada um?

O que é o índice de carga de pneu e qual a sua importância?

A escolha correta do pneu deve ser feita baseada nas orientações do fabricante, da montadora do veículo e das necessidades do motorista. Assim, é necessário observar o índice de carga do pneu, um dos parâmetros presentes na própria lateral do pneu, o qual informa a quantidade máxima de quilos que cada pneu suporta. Essa quantidade considera o peso do veículo, pessoas e bagagens ou a carga que estará nele.

É preciso ressaltar que cada pneu suporta uma quantidade x de carga, portanto, é necessário fazer a somatória de todos eles e quantos quilos podem ser colocados no veículo, junto ao próprio peso dele.

Esse dado é determinado e padronizado pelo fabricante do pneu. A empresa que produz o veículo também tem a obrigação de informar qual é o índice correto do pneu para utilizar nele. Cada modelo veicular, conforme as suas especificidades, precisa de um índice de carga correto para garantir:

  • Estabilidade do automóvel;
  • Desempenho;
  • Capacidade de frenagem correta;
  • Economia de combustível;
  • Vida útil prolongada dos pneus.

Entre outros fatores, que juntos resultam em segurança e economia para o dono.

O que significa índice de carga de pneu?

O índice de carga do pneu, indicado na lateral externa, é essencial para saber a capacidade de suporte de carga do pneu. No entanto, o número em si não corresponde diretamente à quantidade de quilogramas. É necessário consultar a tabela de conversão fornecida pelo fabricante para obter a informação precisa sobre a capacidade de carga do pneu.

Como interpretar o índice de carga para escolher pneus adequados?

O índice de carga do pneu é representado por um número que é correspondente a uma quantidade específica de quilogramas. Por exemplo, um pneu com índice de carga de 80, garante a capacidade de transportar até 450 kg.

Quanto maior for o número de índice de carga, maior é a sua capacidade de suportar a carga em quilos. Geralmente, esse número varia entre 50 a 150.

A carga máxima suportada pelo pneu deve ser multiplicada por dois e com isso, deve cobrir o peso total do eixo do veículo.

Importante ressaltar que o número visível ali não quer dizer a quantidade de quilos suportadas e sim representa um índice.

Existe uma tabela padrão de conversão que deve sempre ser analisada junto ao fabricante. Confira alguns dos índices mais utilizados pelo mercado automobilístico:

ICPLimite de peso
75387kg
76400kg
77412kg
78425kg
79437kg
80450kg
81462kg
82475kg
83487kg
84500kg

Para chegar a esse parâmetro é somado os pesos do veículo, do condutor e o número máximo de passageiros e ainda uma estimativa de carga ou bagagem conforme o modelo do automóvel.

Com o valor obtido, é adicionada uma margem de 30 a 40% e depois dividido pelo número de rodas do veículo. Comumente, carros de passeio possuem as seguintes classificações de índice de carga de pneus:

  • Mini: 50-67;
  • Pequeno: 68-75;
  • Médio: 75-87;
  • Monovolumes e crossovers: 87- 99;
  • VCL e SUV: 99-120.

Índice de velocidade e segurança dos pneus: como estão relacionados?

Ao se preocupar com a escolha correta dos pneus, outro fator tão importante quanto ao índice de carga, é o índice de velocidade.

A obrigação do fabricante além de informar o quanto de carga ele pode transportar é também dizer qual é o limite da velocidade que o veículo pode rodar com aqueles pneus, quando se encontra com a sua carga máxima.

Você pode andar a uma velocidade inferior àquela indicada, porém se estiver com a carga máxima recomendada, o ideal é que não ultrapasse a velocidade máxima informada.

Ou seja, a segurança e outros fatores como estabilidade do veículo e capacidade de frenagem só serão garantidas se ambas as orientações forem respeitadas pelo motorista.

O índice de velocidade de um pneu é identificado por uma letra, que varia de A (a mais baixa) a Y (a mais alta). Veja algumas das letras correspondentes a máxima permitida:

Classificação de velocidadeVelocidade máxima
L120 km/h
M130 km/h
N140 km/h
P150 km/h
Q160 km/h
R170 km/h
T190 km/h
U200 km/h
H210
V240 km/h

É importante respeitar esses índices já que se o pneu for submetido a velocidade acima, pode ocorrer alguns danos como superaquecimento, desgaste excessivo e até mesmo falha estrutural, o que pode levar a acidentes.

Como encontrar as informações de índice de carga e velocidade nos pneus?

Para encontrar as informações de índice de carga e velocidade nos pneus basta ir até eles e observar a lateral externa deles. Ali estão impressos diversos dados, além da marca do próprio pneu.

Eles geralmente iniciam com alguns números. Vamos focar nos primeiros para não haver nenhuma confusão na hora de interpretar os parâmetros do seu pneus. Normalmente, são grifados nessa ordem:

185/60 R15 88H

  • 185/60 R15 diz respeito às dimensões do pneu: 185 mm é a largura, 65 mm a altura, R é de radial e 15 é tamanho da roda em polegadas;
  • 88H são os índices de carga e velocidade: consultando a tabela de conversão, os índices informam que esse pneu, especificamente, suporta até 560 kg em uma velocidade máxima de 210 km/h.

Qual a importância dos índices?

Como pôde compreender, os índices de carga e velocidade são cruciais para garantir a segurança e eficiência na hora de rodar com o veículo.

Muitos motoristas acreditam que apenas em viagens de longa distância, em altas velocidades e com carga no veículo, é necessário se preocupar com a qualidade dos pneus. Mas isso não é verdade. Em vias urbanas as preocupações devem ser as mesmas.

Veja os motivos para avaliar os índices de carga e velocidade:

Segurança

Utilizar pneus com capacidade de carga inferior à recomendada e andar em velocidade maiores que as indicadas pode comprometer a estabilidade e o controle do veículo, especialmente em situações de frenagem ou manobras bruscas. Com isso, o risco de ocorrer acidentes de trânsito é maior.

Desempenho

Os índices de carga e velocidades adequados garantem que o pneu funcione corretamente em diferentes condições de carga e pressão.

Se as orientações não forem respeitadas pode haver desgaste prematuro e reduzir a aderência, resultando em menor eficiência de frenagem e menor tração.

Durabilidade

Utilizar pneus da forma incorreta e índices inadequados pode resultar em danos à estrutura do pneu e reduzir a sua vida útil.

Além disso, pneus sobrecarregados podem superaquecer, o que leva ao desgaste excessivo e ao risco de falha estrutural.

Como escolher os pneus corretos, afinal?

Para concluir, na hora de escolher os seus pneus o primeiro passo é checar o manual do veículo observando as orientações corretas do fabricante. Confira um checklist do que fazer na hora da compra:

  • Veja as dimensões corretas conforme o modelo do automóvel;
  • Avalie a carga que costuma carregar no veículo, se ela é condizente com o que os fabricantes do automóvel e do pneu recomendam;
  • A velocidade que costuma trafegar, seja nas vias urbanas ou rodovias, também é um item importante de avaliação. Verifique se condiz com o índice de velocidade do pneu;
  • Faça uma última checagem se o pneu está condizente com as recomendações do fabricante do veículo e também se atende às suas necessidades;
  • Se estiver na dúvida, o ideal é procurar um profissional especializado no assunto para orientar na escolha correta.

Lembre-se ainda que a durabilidade dos pneus e a segurança que eles proporcionam dependem de outros fatores, como uso correto e a manutenção.

É preciso fazer a calibragem constante e correta, com a quantidade de libras indicada no manual do proprietário.

Além disso, é imprescindível realizar os procedimentos de alinhamento e balanceamento e fazer demais revisões periódicas no veículo, que podem identificar e prevenir problemas que também afetam os pneus.

Ademais, a indicação é sempre utilizar todos os pneus da mesma marca, tamanho e modelo para haver mais estabilidade, durabilidade e segurança na rodagem.

Pneus é com a Drive Pneus

Se você está procurando os pneus corretos para seu veículo e ainda com preços competitivos, não deixe de conferir o site da Drive Pneus. Trabalhamos com as principais marcas do mercado e asseguramos a qualidade e segurança dos nossos produtos.

A Drive Pneus é um e-commerce consolidado no mercado desse setor, com anos de experiência. Temos uma equipe de atendimento pronta para tirar todas as suas dúvidas de forma on-line, prática e segura e orientar na escolha do melhor pneu. Na Drive Pneus você pode confiar!

Assine nossa newsletter
e receba promoções!

Somos um e-commerce ofertando os melhores pneus do mercado. Trabalhamos com diversas marcas, preços competitivos e justos. Possuímos amplo estoque de produtos, com entrega rápida e segura. Você estará comprando pela internet de uma grande empresa que está consolidada no mercado há muitos anos. A Drive Pneus possui know-how no segmento de pneus importados e nacionais, comercializa produtos de alta qualidade e adaptados ao mercado brasileiro.

Institucional

Atendimento

Copyright © 2023 Blog Drive Pneus | Powered by Drive Pneus